sábado, 10 de abril de 2010

E os pedestres????



A foto nem é em Salvador, é em Feira de Santana, mas eu não podia perder a oportunidade.... Passei e não resisti,minha mão coçou e eu  tive que fotografar!
       
     Que Salvador é uma cidade onde poucos motoristas têm educação todos já sabem. Mas sempre há espaço para piorar...
Recentemente me mudei para o Matatu de Brotas. O local é bom para se morar, tem tudo: mercado, escola, lojas diversas, carro estacionado nas calçadas e muitos pilotos de formula 1.


       Achar um espacinho para passar entre um carro e uma edificação é um milagre de Deus! A falta de educação é geral... seja para particulares, carros de carga e descarga(pensava que havia horário para isso mas no Bompreço do Matatu isso inexiste!!!), caminhão de cheio de galinhas na frente da faixa de pedestres... Enfim, veículos de todas as qualidades.
     
      O mais engraçado, para não dizer trágico, é que muitas vezes você vê que havia outro local para colocar a p### do carro. Um local que não prejudicaria tanta gente... mas porque colocar lá naquele lugarzinho, se eu quero descer na frente da lojinha, ou do salão de beleza??? Hã?? É rapidinho...

     As vezes é ainda pior, você vê que o motorista está se preparando para estacionar, e se por acaso ousar abrir a boca e dizer algo do tipo: '' Aí é passagem. '', você vai ouvir algo muito pior do que espera. Essa situação só não é melhor do que quando você está andando distraído na calçada e de repente percebe que um automóvel está vindo em sua direção, e pior, o Schumacher não vai parar até subir na calçada... Parece absurdo? Venha para o Matatu, aliás, qualquer ponto de Brotas... Ô Lugarzinho para ter motorista mal educado!!!

    Mas, esse problema que eu constatei aqui, se espalha pela cidade...

    Eu não quero que as pessoas parem de andar com seus carrinhos ou carrões, até porque eu também os uso, mas antigamente (eu não sou velha, hein??), ainda havia calçada para adarmos e eu lembro de meus pais reclamando dos carros. Imagina agora????

     As pessoas precisam de carros para ir trabalhar, ir a estudar e se divertir... Há os que digam que não precisam, mas que essas não têm opção, já que o trasporte público é uma porcaria ( estou sendo gentil ), há outros que reclamam porque a cidade não tem lugar para estacionar... Muitas cidades históricas, assim como salvador, solucionaram esses problemas com a criação de estacionamentos subterrâneos e os bons e velhos rodízios de veículos. Mas e porque aqui não dá certo???



Pedestres são obrigados a andar no meio da rua por conta de veículos que estacionam na calçada na Graça. Foto do internauta José Maurício




Talvez falta de interesse tanto popular quanto dos governantes... Sim, porque ônibus aqui é mesmo horrível ( e eu ando de ônibus também ) mas dá dinheiro para muita gente, o que não vem ao caso neste momento; Quem tem carro, não está nem aí se está estacionando na calçada ou não, só não quer ter que pegar ônibus (não tiro a razão) e quem anda de ônibus acata tudo pianinho... Não vejo ninguém reclamar se o carro tá na calçada, se o ônibus aumenta o valor da passagem (só vi uma vez... aquela manifestação fatídica dos estudantes, me fez ir andando para a casa durante três dias consecutivos!!!!), se o povo te cobra descaradamente R$ 10,00!!!! para estacionar na rua, local público, o que você faz? PAGA! Claro senão seu carro não será protegido.
Extraída de: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP-ZqvE-ao5LIm4XHhmD0MHbSI8ezD4cmuSjnAxpM-nDvqyuQG4bldJPTiGGho5DA4sYnT1Plmnc7Xuvo5XHNTEESfQoCNvek5tMOPZweipDE1vjdGdJp2r1gkLp2fpYgHzktAB6Eam9a5/s400/FLANELINHA.jpg

     Isso tudo acontece porque, dentre outros fatores, a necessidade de parar na frente de onde se vai é fundamental... Não se pode mais andar até o destino, mesmo que seja um percurso pequeno. Não, imagina!!! Comprar o pão a pé? Que despropósito!

Por isso o ciclo continua: Estacionam na calçada, o pedrestre anda no meio da rua... e niguém faz nada para corrigir isso!!!


É isso aí Salvador! Está cada vez melhor!!

E eu, que não sou ninuguém, continuarei passeando pelo asfalto no Matatu de Brotas!

Um comentário:

Paula Lima disse...

Concordo em gênero, número e grau. Agora tb não podemos esquecer dos velhos camelôs. Em bairros como a Liberdade, por exemplo, o passeio público é totalmente tomado pelos camelôs que a cada dia que passa se multiplicam. Eles são tantos que as vezes vc não sabe se quem tá vendendo aquela mochilinha 'Nike' é a barraca da direita ou o tabuleiro da esquerda. Só resta uma saída aos pedestres circulantes, ir pelo asfalto, no cantinho, bem ali na linha branca, pedindo a Deus que nenhum motorista erre no volante. Quantas vezes já não tive que esperar o onibus que estava vindo passar porque seria ou ele ou eu???
Enfim... O governo não faz e sua vida piora!