domingo, 9 de maio de 2010

Idec aponta as suspeitas que pairam sobre cada corante


Você já deve ter notado, em diversos alimentos, a presença de corantes... Mas será que o azul da gelatina, o vermelho da jujuba ou o amarelo do picolé podem ser prejudiciais à nossa saúde???

 Por Caline Migliato
São Paulo, 06 (AE) - O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) aponta a seguir as suspeitas que pairam sobre cada corante usado no País. Conheça também as alternativas naturais para eles, apontadas pela Chr Hansen, empresa que trabalha com corantes naturais no Brasil há mais de 30 anos.
Vermelho

- Vermelho 40: pode provocar hiperatividade em crianças quando associado ao benzoato de sódio. Banido na Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça.
- Vermelho ponceau 4r: ligado à anemia e à impulsividade quando associado ao benzoato. Banido nos EUA e na Finlândia.
- Vermelho eritrosina: suspeito de causar câncer em ratos. Banido nos EUA e na Noruega.
- Vermelho bordeaux: pode levar a crises asmáticas e eczemas. Banido nos EUA, na Áustria, Noruega e Rússia.
- Substituto natural: urucum, extraído da semente da planta Bixa Orellana, um carotenoide, rico em vitamina A.
Verde

- Misto: a combinação de corantes amarelos com os azuis origina a pigmentação verde, que carrega características de ambos os compostos.
-.Substituto natural: clorofila, pigmento verde presente nas plantas que fazem a fotossíntese. Ela tem antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular. Espinafre e alfafa são fontes especialmente boas.

Azul
- Azul brilhante: pode desencadear irritações cutâneas e constrição brônquica se associado a outros corantes. Banido na Suíça, Alemanha, Áustria, França, Bélgica, Noruega e Suécia.
- Substituto natural: antocianinas, que são ricas em antioxidantes e combatem os radicais livres. Encontradas na uva, framboesa, amora e repolho roxo .

Amarelo

- Amarelo crepúsculo: pode provocar hiperatividade quando associado ao benzoato de sódio. Banido na Finlândia e Noruega.
- Amarelo quinolina: suspeito de causar hiperatividade se associado ao benzoato.
- Amarelo tartrazina: pode provocar reações alérgicas, como asma, bronquite, rinite, urticária, eczema, dor de cabeça, insônia e falta de concentração. No Brasil, Inglaterra e EUA seu uso deve ser indicado nos rótulos por extenso.
- Substituto natural: extraída da raiz da cúrcuma, tem propriedades terapêuticas (a Universidade Federal de Goiás estuda seu efeito anticancerígeno).

Nenhum comentário: